Product | UX Design

Caixa Cosmo

cover3.jpg

Caixa Cosmo: Plataforma de Assinatura

 

Introdução ao Desafio

 

Durante o período que trabalhei como designer líder e pesquisadora de usuário no Elo7, entrevistei em profundidade vendedores e compradores da plataforma. Frequentemente escutava que a maior dificuldade encontrada no dia-a-dia era conseguir divulgar o trabalho para o público comprador interessado; perdiam muito tempo produzindo novos itens, subindo fotos e escrevendo descrições no site, mas o resultado em vendas demorava, ou nunca acontecia. A falta de ferramentas para divulgação especializada era uma dor e não existiam planos dentro da empresa para atacar o problema. Por isso o principal ponto de venda, para a maioria deles, continuava fora do ambiente digital.

 
 
 
23549992_1669199789792036_4360491294179739539_o.jpg
 
 

Objetivo

Criar um formato de divulgação digital para produtores e criativos brasileiros, de baixo custo, que fomentasse a venda de produtos. As premissas para o produto incluiam também valores como inovação, curadoria especializada e sustentabilidade.

As principais metas eram:
- Divulgar e facilitar o acesso aos sites de vendas e redes sociais dos artesãos.
- Criar um formato de participação no projeto acessível aos produtores.
- Criar um produto inovador utilizando uma plataforma digital simples e fácil de prototipar.
- Gerar grande engajamento do consumidor final através das redes sociais.

 
 

Processo

Fase 01 - Pesquisa e Análise

- Entrevistas com potenciais usuários (vendedores)
- Benchmark
- desenvolvimento de personas
- teste de conceito (compradores)

Fase 02 - Ideação (6 meses)

- Mapeamento da jornada do usuário
- Business Model Canvas
- stakeholders mapping

Fase 03 - Design de interface (3 meses)

- Protótipo em alta fidelidade (MVP)
- mobile friendly website

FAse 04 - Feedback (iterativo)

- Questionários online (vendedores)
- Pesquisa de satisfação (Compradores)
- Testes de usabilidade rápidos
- Design participativo (co-criação)

 

Descobertas e Oportunidades

 
 

dores citadas pelos vendedores


Dificuldade em administrar vendas através da internet.
Geralmente pedem ajuda ou contratam outra pessoa para fazer a administração das vendas.
Raramente ou nunca pagaram por publicidade online.
A maioria já perdeu vendas online por falta de organização.
Não conhecem ferramentas de divulgação online além das redes sociais convencionais.
Administrar várias contas é cansativo.
Com a popularização das redes sociais, se sentem pressionados a estarem em todas as redes conhecidas. Se sentem sobrecarregados.
Pontos de venda citados: feiras, lojas colaborativas, loja online, marketplace.
Benchmark: Elo7, Mercado Livre, Whatsapp (Pagseguro).

Oportunidades citadas pelos compradores


Se sentem estimulados a consumir novos produtos com a intenção de serem os primeiros entre os amigos.
Pagam mais caro por produtos socioambientais. A maioria disse que prefere investir mais em produtos alinhados com valores de comércio justo e sustentabilidade.
Está tudo online.
Já frequentaram locais e compraram produtos apenas com a intenção de publicar imagens no Instagram.
São estimulados a comprar por influenciadores ou amigos. A maioria já comprou produtos divulgados por seus contatos das redes sociais.
As marcas preferidas estão online. Os potenciais compradores disseram comprar tanto fisicamente quanto online.
Redes sociais mais citadas: Instagram, Facebook, Youtube e Pinterest.

 
 

Definição da jornada do usuário

 
postits.jpg
 
 

Objetivo

Criar uma experiência que permita que os usuários encontrem novidades do mercado criativo independente, possam comprar ou acessar mais informações sobre os produtores de forma segura, prática e inovadora.

Funcionalidades e pontos de contato definidos:

1) Acesso ao site e seleção de plano de assinatura - após selecionar o plano, o usuário deve criar uma conta no site de uma página para administrar sua assinatura. O pagamento recorrente é simplificado via cartão de crédito ou boleto bancário.

2) Recebimento mensal de produtos selecionados - o usuário recebe uma caixa contendo 5 itens surpresa selecionados mês a mês contendo a história dos artistas e dos produtos e todas as formas de contato.

3) Valorização digital - além da biografia no folheto que acompanha a caixa, o usuário é convidado a ler uma mini entrevista digital no blog, escutar uma playlist escolhida pelo artista no Spotify, músicas que fazem referência a peça enviada. Além de ter acesso a fotos exclusivas no Instagram, Facebook, Pinterest organicamente. E post patrocinado no Facebook e Instagram durante 24 horas;

4) Divulgação e compartilhamento - após ter acesso às informações, o usuário é estimulado a compartilhar o conteúdo da caixa através das fotos dos produtos recebidos e marcações de perfis nas redes sociais . O conteúdo visual tem 40 vezes mais probabilidade de ser compartilhado nas mídias sociais do que os outros tipos de conteúdo. (Buffer, 2014).

5) Interação - a caixa de mdf que abriga os produtos é reutilizável e sustentável, sendo possível customizar e criar novos itens a partir dela.

6) Pesquisa de satisfação - após o recebimento da caixa do mês, o usuário recebe uma pesquisa digital de satisfação para classificar a experiência do mês e os produtos recebidos. Os critérios são: inspiração, qualidade e utilidade.

Design

 
02-final-p-1024x683.jpg
foto_site-1024x682.jpg
IMG_0001.jpg
 

Resultados e indicadores de desempenho (KPIs)

Dados observados mês a mês

 

Vendas

  • Número de vendas/mês

  • Número de novos assinantes/mês

  • Custo/novo assinante

  • Número de carrinhos abandonados (desistências da assinatura)

  • Número de boletos não pagos (desistências da assinatura)


Financeiro

  • Gastos com assinantes pagantes

  • Gastos com assinantes não pagantes (influenciadores e sorteios)

  • Tempo de permanência do assinante x lucro

  • Valor médio de assinatura (SP x restante do Brasil)

  • Número de caixas devolvidas (Correios ou insatisfação do cliente)

  • Tempo investido na criação e montagem das caixas


Gerenciamento de Projeto (UX)

  • Número de novos produtores/artistas interessados em participar espontaneamente

  • Variedade de produtos no mercado (curadoria)

  • Satisfação com o produto físico (caixa e seleção de produtos)

  • Interesse e engajamento dos assinantes com o projeto (pesquisa de satisfação)

  • Interesse e engajamento dos produtores com o projeto (pesquisa de satisfação)

  • Monitoramento de cliques (Analytics)

  • Eficiência logística (prazo de entrega)

Marketing

  • Engajamento/usuário assinante e não assinantes nas redes sociais

  • Tráfego direto de busca

  • Tráfego orgânico

Dados DO PRODUTO após 1 ano DE ATIVIDADE

  • 80% mulheres / 20% homens

  • 55% dos assinantes têm entre 25-34 anos.

  • 50% moram em São Paulo. E os outros 50% estão espalhados pelo Brasil.

  • Palavras chaves mais comentadas em relação a Caixa Cosmo: promissora, ótima, amor, interessante, diferente, bonita, excitante, presente, surpresa, divertido, expectativa, feliz, mágica.

  • 54% era a média de engajamento social baseada no número de compartilhamentos por total de assinantes .

  • 20% ao mês foi a média de crescimento orgânico do número de seguidores nas redes sociais (Facebook e Instagram)

 
 
 

Assinantes 2016 (ano de lançamento)

 
 

Depoimentos de produtores e artistas participantes

 
“Foi incrível. Achei muito inteligente toda a programação e os posts. Tudo muito bem organizado. O retorno foi ótimo, amei as pessoas que recebem a caixa postando e tageando a marca espontaneamente, as matérias do blog acompanhando as entregas – falar de suculenta e o vasinho, e por fim muitas pessoas que não assinam a caixa vieram atrás pra comprar o cachepô. Nos dias 19 e 23 de maio, você postou no facebook e insta e o número de pages view do site subiu pra 89 e depois 109 pessoas no dia.”
— Noni SP | http://www.nonisaopaulo.com/
“Amei muito participar da Cosmo! Com certeza obtive repercussão nas minhas redes sociais, consegui mais seguidores e consequentemente algumas vendas! Uma coisa curiosa, é que na última feira que participei no domingo passado, aqui em Curitiba, uma menina reconheceu o meu trabalho pela Cosmo haha. Eu estava vendendo a mesma print que enviei a vocês este mês e ela se lembrou Com certeza eu gostaria de participar mais vezes. Sucesso pra vcs e obrigada mais uma vez pelo convite!”
— La Mandarina - Ilustradora | https://www.facebook.com/lamandarinadibujos
“Nós percebemos a movimentação principalmente pelo Instagram, pessoas que receberam e divulgaram os produtos, marcando a Chocolate. Algumas pessoas interessadas em encontrar os produtos e acredito que mais alguns seguidores. Como um todo, a campanha foi muito positiva, desde o primeiro e-mail que recebemos quando vocês mandaram o convite para participar, sentimos bastante profissionalismo na abordagem, na identidade do projeto, no formato da proposta, etc.”
— Chocolate Notebooks | http://www.chocolatenotebooks.com/
openbox.gif
 

 

O projeto foi indicado a finalista do prêmio Brasil Criativo 2016 promovido pela Secretaria da Cultura (Governo do Estado de SP), ProjectHub, MIS, 3M • E citado espontaneamente em diversos veículos como um dos melhores clubes de assinatura do Brasil 2016/2017 - Revista Vida Simples, Revista Casa e Jardim, Zupi, Buzzfeed e diversos outros sites.